Como Arrumar Guarda-Roupa – 7 Dicas de Organização

como arrumar guarda roupa, imagem mostra o interior de um armario bem organizado com roupas femininas predominantemente nas cores bege e rosa
imagem Pexels

Quem nunca se deparou com aquele caos no guarda-roupa, não é mesmo? Sem coragem para arrumar guarda-roupa? Vamos fazer isso juntos?

E você sabia que a forma como organizamos nosso guarda-roupa pode influenciar diretamente na nossa rotina e até mesmo no nosso humor? Quer saber como arrumar guarda-roupa e transformar seu armário em um aliado do dia a dia? Continue lendo!

Por que arrumar guarda-roupa?

Organizar o guarda-roupa vai muito além de apenas deixar o ambiente mais bonito. Essa prática traz diversos benefícios para o seu dia a dia. Imagine começar o dia encontrando suas roupas favoritas com facilidade, evitando aquela correria matinal e reduzindo o estresse. Ao cuidar bem das suas peças, você as mantém em bom estado por mais tempo, economizando dinheiro e contribuindo para um consumo mais consciente. Além disso, vestir-se com roupas que você gosta e que combinam entre si aumenta a sua autoestima e te faz se sentir mais confiante e pronta para conquistar o dia.

Além de deixar tudo mais bonito e fácil de encontrar, arrumar guarda-roupa traz diversos benefícios, como:

Economizar tempo: Você encontrará as roupas com mais facilidade, evitando aquela correria matinal.

Aumentar a vida útil das peças: Ao cuidar bem das suas roupas, elas durarão mais tempo.

Reduzir o estresse: Um ambiente organizado transmite tranquilidade e bem-estar.

Aumentar a autoestima: Ao se vestir com peças que você gosta e que combinam entre si, você se sentirá mais confiante.

Dicas para arrumar guarda-roupa:

1 – Faça uma limpa: Tire tudo do guarda-roupa e separe as peças em três pilhas: o que você usa, o que você não usa e o que você precisa consertar. Aquilo que você usa vai voltar para o armário, agora de forma organizada. Para as peças que precisam de conserto, faça isso o mais rápido possível para que as peças possam se encaixar novamente no seu guarda-roupa. E tudo o que você não usa mais, doe ou faça um dinheiro extra vendendo para algum brechó.

2 – Diga adeus ao que não serve mais: Assim como as aquelas peças que você nao quer usar, doe, venda ou descarte as peças que não servem mais. 

3 – Organize por categorias: Crie um sistema de organização que faça sentido para você. Separe as roupas por tipo (camisetas, blusas, calças, saias, vestidos.) e por ocasião (trabalho, lazer, eventos especiais), ou utilize outras categorias que melhor reflitam o seu estilo de vida. O importante é que a organização facilite a sua rotina. 

4 – Utilize cabides: Invista em cabides de boa qualidade e do mesmo tipo para preservar a forma das suas roupas e garantir um visual mais organizado. Pendure as peças separando-as por cor ou tipo de tecido para facilitar a montagem dos seus looks.

5 – Dobre as roupas corretamente: Dobre suas roupas de forma eficiente para economizar espaço e manter tudo organizado. Existem diversas técnicas de dobradura que vão te ajudar a aproveitar cada centímetro do seu guarda-roupa. Aprenda a dobrar suas peças de forma compacta e prática.

6 – Utilize organizadores: Utilize organizadores como caixas, gavetas e divisores para manter seus acessórios, meias e peças íntimas sempre arrumados e à vista. Com divisórias personalizadas, você pode criar um sistema de organização que atenda às suas necessidades e encontrar o que precisa em um piscar de olhos.

7 – Mantenha a organização: Dedique alguns minutos por semana para organizar seu guarda-roupa. Recoloque as peças no lugar certo, retire roupas sujas e faça uma breve checagem para garantir que tudo esteja impecável. Essa pequena ação diária fará uma grande diferença na sua rotina!

arrumar guarda roupa, imagem mostra pessoa organizando peça de roupa dobrada em um cesto aramado fixo em uma estante
imagem Freepik

Dicas extras:

Invista em um bom sistema de iluminação: Uma boa iluminação facilita a visualização das roupas. Opte por luminárias recarregáveis, que não precisam de fios, e instale-as dentro do guarda-roupa.

Utilize etiquetas: Rotule as gavetas e caixas para facilitar a localização das peças.

Ajuste a organização às suas necessidades: Não existe uma forma única de organizar o guarda-roupa, adapte as dicas à sua realidade.

Lembre-se: Um guarda-roupa organizado é um investimento em você mesmo. Ao dedicar um tempo para organizar seu espaço, você estará investindo em mais praticidade, bem-estar e estilo no seu dia a dia.

Leia artigo sobre Como Montar o Quarto dos Sonhos clicando aqui .

Deixe um comentário